sexta-feira, 29 de maio de 2009

SHOPPING MOVIMENTARÁ R$ 300 MI EM 12 MESES

Shopping Praça da Moça foi inaugurado nesta sexta-feira (29/05), em Diadema. Foto: Amanda Perobelli

Por: Deise Cavignato

Com investimento de R$ 200 milhões, Praça da Moça, em Diadema, foi aberto ao público nesta 6ª

O Shopping Praça da Moça foi inaugurado nesta sexta-feira (29/05), às 10h, em Diadema. Com investimento de R$ 200 milhões, o empreendimento deverá atrair cerca de 50 mil pessoas diariamente, entre eles consumidores de São Bernardo e São Paulo, além de movimentar a economia da região.

De acordo com o diretor de Participações Societárias e Imobiliárias da Funcef (Fundação dos Economiários Federais), Jorge Luiz Arraes, situações de crise geram muitas oportunidades de negócios. “Fizemos um estudo e vimos que Diadema tem um potencial de mercado”, afirmou Arraes.

Durante coletiva de imprensa que antecedeu o evento de lançamento do shopping, nesta quinta-feira (28/05), o prefeito, Mário Reali afirmou que o shopping é uma grande conquista para a cidade. “Mais de 2 mil trabalhadores da construção civil passaram por aqui e agora vamos empregar mais 2,5 mil pessoas diretamente”, informou o prefeito.

O empreendimento será aberto inicialmente com 80 lojas. Até o fim de julho, serão 100 estabelecimento e, até outubro, 150. Ainda estão previstas duas expansões. A primeira deve ocorrer em um prazo de cinco anos e a segunda, em cerca de dez anos.

A inauguração das oito salas de cinema está programada para setembro. Várias intervenções viárias já começaram a ser feitas, como mudança de sinalização e de mão de direção, além da implementação de dois pontos de ônibus perto do shopping.

O shopping tem 1,1 mil vagas de estacionamento disponíveis. A Gismarket, empresa responsável pela pesquisa de mercado, estimou o volume de vendas em R$ 300 milhões nos primeiros 12 meses de operação do Shopping Praça da Moça.

Quase a metade (49%) dos consumidores deverá ser da classe C. As classes B (27,7%) e D (13,7%) serão responsáveis, praticamente, pelo restante do consumo do empreendimento. Além das lojas habituais, o local também oferecerá serviços para a população como, por exemplo, clínica odontológica, cabeleireiro, lavanderia, sapataria, chaveiro, cartório, lotérica, atendimento médico, banco e outros.

Comércio – Um dos restaurantes do shopping é o Rockabilly. O administrador do grupo de oito lojas, Décio Montrezol, está confiante na clientela. “Estamos apostando no shopping. Essa é a primeira loja fora da Baixada Santista”, revelou Décio. O administrador acredita que cerca de 500 pessoas devem passar pelo estabelecimento nas horas de pico. Essa é uma das lojas que empregam pessoas da cidade, são 12 funcionários entre cozinheiros, caixas e outras funções.

Shoppings – O Praça da Moça é o sétimo shopping em atividade na Região. Os outros são Metrópole, Shopping ABC, ABC Plaza, Mauá Plaza, Shopping São Caetano e Santo André. O Golden Shopping será o oitavo depois da recuperação já iniciada pelo grupo britânico Squarestone. Falido há cinco anos, o shopping tem previsão de ser inaugurado em novembro de 2010.

FONTE: ABCD Maior - Economia

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=13632

Símbolo da nova fase do comércio de Diadema, shopping abre hoje

Um ano e nove dias após a chegada do primeiro pilar ao terreno situado no quarteirão formado pelas ruas Manoel da Nóbrega e Graciosa, o Shopping Praça da Moça será aberto hoje ao público.

Resultado de investimento na casa de R$ 200 milhões, o centro de compras consolida a nova fase do comércio do município, fortalecido nos últimos quatro anos pela chegada de, pelo menos, uma dezena de grandes redes de varejo e atacado. “Apesar de ser uma das economias mais fortes do país, Diadema era exportadora de consumidores. Nos últimos anos, favorecido pelo aumento da renda do trabalhador, o município conseguiu trazer vários empreendimentos que fortaleceram o comércio local, e o shopping é a consolidação desse movimento. Agora, vamos atrair a população de cidades vizinhas”, afirmou o prefeito de Diadema, Mário Reali, durante coletiva de imprensa realizada ontem. O chefe do Executivo destacou que o shopping abriu novo flanco no mercado de trabalho do município, já que empregou 2 mil pessoas durante a fase de abras e, aberto, vai gerar vagas a mais 2,5 mil trabalhadores. “Nosso desafio é abrir novas frentes de trabalho na construção civil, o que o shopping vai permitir, devido à valorização
de seu entorno”, disse. Segundo balanço da prefeitura, o Centro Público de Emprego Trabalho e Renda (CPETR) de Diadema captou 546 vagas no empreendimento.

Desse total, 247 já foram preenchidas, sendo 80% dos contratados moradores do município


Capacidade plena

Com 105 mil metros quadrados, sendo 30 mil de Área Bruta Locável (ABL), o shopping terá 150 lojas

quando estiver operando em “capacidade plena”, o que deve ocorrer em outubro. Desse total, 70 vão abrir as portas hoje. A estimativa é que 51 mil pessoas circulem, diariamente, pelo complexo, gerando faturamento que, nos primeiros 12 meses, deve alcançar R$ 300 milhões. Entre as lojas que compõem
o mix do shopping figuram Marisa, Mais Valdir, Magazine Luíza; Kalunga, Besni, Riachuelo; Ponto Frio, Centauro e Colombo. Além disso, oferece serviços como quiosques bancários, cartório de imóveis, chaveiro; sapataria, lotérica e lavanderia. Com 1,1 mil vagas, o estacionamento será pago,
sendo R$ 3 nas três primeiras horas e R$ 1 nas demais.

FONTE: Diário Regional - Economia.

http://www.diarioregional.com.br/eco_2905_01.php