terça-feira, 21 de abril de 2009

Google Earth (14 de dezembro de 2OO8)

Essa é a foto do Google Earth em sua última atualização (14 de dezembro de 2OO8).

Rudge Ramos On Line: Diadema ganha primeiro shopping em maio

THAÍS ROMANELLI e MAYARA PIRES
do Rudge Ramos Jornal

Diadema ganhará em 28 de maio o primeiro shopping Center do município. Localizado na região central, a 250 metros do calçadão da cidade e próximo ao terminal rodoviário, o estabelecimento contará com mil vagas de estacionamento.

O alvo do empreendimento são as classes B e C. Os frequentadores poderão encontrar espalhados pelos cinco pisos do complexo lojas como Americanas, Magazine Luiza, C&A, Marisa, Casas Bahia e Renner. São oito salas de cinema, uma academia, espaços para eventos e serviços, praça de alimentação, além de outras 167 lojas de porte menor.

“Como não havia qualquer opção de lazer por aqui e o comércio era puramente emergencial. No fim de semana o morador de Diadema ia a outras cidades e não ficava viva alma por aqui”, falou a professora de história e geografia Joseane dos Santos, dona de casa e moradora do município. “Teremos também opções de lazer dentro de nossa própria cidade”, disse.

Maior empreendimento do ramo na cidade segundo Roberto Martins, diretor da Empreendi Assessoria e Gestão de Investimentos Alternativos, empresa responsável pelo projeto, o investimento total alcançará R$ 160 milhões, o que tem atraído lojistas e moradores da região interessados em imóveis nas redondezas.

Segundo corretoras de Diadema, a instalação do shopping gerou especulações imobiliárias e valorização nos custos. O preço de compra sofreu aumento de até 50%, enquanto o valor do aluguel deve ter reajuste de 20% a 30% em imóveis próximos ao local.

Com a entrada principal pela Rua Graciosa, o prédio tem 21 mil metros quadrados. Segundo informação do site da empreendedora, uma espécie de cortina de vidro favorecerá a iluminação. As árvores já existentes no local foram preservadas. O ar-condicionado é a base de gás para reduzir o consumo de energia. O óleo de cozinha utilizado pelos restaurantes e lanchonetes será recolhido e doado para ONGs que transformam o produto em biodiesel.

De acordo com a WCR Press, que faz assessoria de imprensa do investimento, a previsão é que 2,5 mil vagas de emprego diretas sejam criadas e que o faturamento anual gire em torno dos R$ 300 milhões.

Tráfego - Segundo a TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes, estima-se que o movimento após a abertura será de 10 mil veículos e 51 mil pessoas por dia, o que fez com que toda uma reestruturação fosse montada ao redor do estabelecimento. As ruas sofrerão alteração de sentido, semáforos foram repensados e rotatórias, construídas. 

A rua Graciosa passará a ser mão única – no sentido bairro - a partir de seu cruzamento com a rua da Parteira, até a Manoel da Nóbrega, que também passará a ter sentido único em direção ao centro do cruzamento da rua General Rondon até a rua Professor Evandro Caiafa Esquivel.

Na intersecção das ruas Manoel da Nóbrega, Graciosa e Odete Amaral de Oliveira, o semáforo foi substituído por uma rotatória, enquanto a Rua da Parteira também passará apenas a descer desde a Manoel da Nóbrega, sentido a Graciosa.